Sincopado #10 - Tempo de Antena para 3

A Antena 3 tem sido excecional na promoção da música portuguesa, transmitindo concertos gravados durante a pandemia, modernizando os formatos e chamando assim a atenção do público para aquilo que já existia mas não tinha visibilidade. Na música portuguesa qualidade nunca faltou e a música nova tem surpreendido bastante.

Fonte: Antena 3

Crónica de Cristina Bokor Rogeiro

Cantora e estudante na Escola Superior de Música de Lisboa



Ao longo do mês de Abril a Antena 3, em parceria com a RTP, terá algumas novidades como a comemoração dos seus 27 anos no dia 26. A primeira é “Flawless Radio” de Sam The Kid, que estreou no dia 1 de Abril. O conceito começou como um podcast na TV Chelas, canal online do maior nome do rap português, e agora tem lugar num programa de rádio. Samuel Mira, todas as quintas feiras às 21:00 com repetição aos domingos às 18:00, apresenta-nos durante cerca de 60 minutos uma coletânea de novos lançamentos de nomes pouco (outros mais) conhecidos do público.


Na semana passada passou por artistas do hip hop americano e nacional e despertou-nos o ouvido para procurar mais. É um privilégio poder ouvir as sugestões de um ícone nacional e deixar-se influenciar pelas mesmas. Sam the Kid partilha cada obra apaixonadamente e a um ritmo alucinante, e a dada altura sentimos que estamos num convívio como amigos íntimos do rapper e produtor. É um programa que promete e, para não dar desculpas àqueles que não ouvem rádio, estará sempre disponível online na RTP Play.


Para além de Flawless Radio, no dia 7 de Abril irá arrancar a 2ª Temporada do programa “No Ar” transmitido pela RTP2. O programa contará com 26 episódios, 26 artistas consagrados ou emergentes, atuações ao vivo em estúdio e entrevistas. “No Ar” terá lugar nos estúdios Atlântico Blue, em Lisboa e nos estúdios Sá da Bandeira, no Porto, arrancando com o cantor e compositor de canções André Henriques da banda Linda Martini.

Fonte: RTP

É importante relembrar que a segunda temporada de “No Ar” vem depois de “Elétrico” que contou com 42 artistas nacionais, em 21 episódios. Gravado no verão de 2020 no Capitólio, o programa teve em cada edição duas bandas frente a frente na zona da plateia da sala. Transmitido no canal da RTP1 e mais tarde no canal de YouTube da Antena 3, o “Elétrico” proporcionou-nos atuações inesperadas e duplas de géneros completamente diferentes. Contámos com a fadista Gisela João e os Orelha Negra, Plutónio com Richie Campell, Lena d’Água e Capicua, Branko e Julinho KSD, Grognation e Regula, Jorge Palma e Sérgio Godinho, entre outros tantos.



A Antena 3 tem sido excecional na promoção da música portuguesa, transmitindo concertos gravados durante a pandemia, modernizando os formatos e chamando assim a atenção do público para aquilo que já existia mas não tinha visibilidade. Na música portuguesa qualidade nunca faltou e a música nova tem surpreendido bastante. Com o “Elétrico”, “No Ar” e agora “Flawless Radio”, mais uma vez a Antena 3 demonstra o seu apoio total à nova música portuguesa.


Fonte: Antena 3