Sincopado #1

Atualizado: Fev 2

As sugestões do Sincopado trazem-nos esta semana Nenny no "A Colors Show", um programa da RTP sobre jovens músicos do fado e a mais recente banda de "folk rock" em Portugal, os Quase Nicolau



Seleção de Cristina Rogeiro

Cantora e estudante na Escola Superior de Música de Lisboa



A música lusófona lá fora


Nenny é a segunda artista luso-caboverdiana no A Colors Show, depois

de Dino d'Santiago e a oitava da comunidade lusófona, a seguir a Mayra Andrade, Zeca Veloso e outros cantores brasileiros. Nascida em Portugal, crescida em França, ficou conhecida pelos temas “Sushi” e “Bússola” e agora, com apenas 18 anos, apresenta-se na plataforma que reúne músicos de todo o mundo com o novo single “Tequila”. Nenny não é apenas rapper, mas sim uma artista que quer explorar todas as opções, tendo passado já pelo R&B e o

Soul, cantando em português e inglês.


Os jovens e o Fado


O último episódio da série “Histórias do Fado” da RTP1 dá-nos a conhecer 3 jovens talentos do Fado, com percursos ainda curtos, no entanto, admiráveis.

A partir da Fábrica do Braço de Prata, a fadista Teresinha Landeiro, de voz profunda mas fresca, conta-nos histórias desde o primeiro dia em que cantou numa casa de fados. Gaspar Varela (guitarra portuguesa) fala-nos da avó Celeste Rodrigues, a experiência de tocar com Madona e o sonho de levar o instrumento a outros géneros musicais. João Filipe (viola de fado) conta-nos a sua passagem pelos Pupilos do Exército em que chegou a ser Comandante Batalhão até ao dia em que a carreira como músico o escolheu. As suas histórias são apaixonantes mas ainda mais é a música que nos dão. Obrigatório ver, para amantes ou não de Fado. (Disponível na RTP Play online).



Música com pernas para andar


Os Quase Nicolau, banda lisboeta de folk rock, lançam o seu primeiro EP “Alvorada” e trazem um pouco de harmonia a este 2021. Depois do single “Corre!”, o grupo de 6 vozes apresenta-nos mais 4 canções com clara influência de Beach Boys e Fleet Foxes, com arranjos corais que criam mundos densos com uma sonoridade jovem mas de alma antiga e um tanto melancólica. Para ouvir e acompanhar os próximos passos.