Cartaz Cultural

Livro

A Teoria Feminista: Da Margem ao Centro, bell hooks

Num alerta sobre a perifização do movimento, bell hooks expõe como o feminismo tem de reconhecer a complexidade das relações sociais e o contributo inestimável das mulheres negras ao longo da história. A autora morreu esta quarta-feira, aos 69 anos, mas o seu contributo enquanto professora e ativista perdura nas suas obras.
















Série

Barman, RTP Play

Sete episódios inspirados na vida de Carlos Pereira, um humorista que se viu obrigado a trabalhar num bar quando confrontado com uma dívida às finanças. Tendo também elementos ficcionais, esta é a história de muitos artistas em Portugal e de todos os que “têm de fazer uma coisa querendo fazer outra”, nas palavras do autor e protagonista.










Concerto

Maus Hábitos, Manel Cruz

O ex-vocalista dos Ornatos Violeta escreveu incessantemente durante quatro meses. O resultado, “Vida Nova”, álbum que marcou o regresso de Manel Cruz depois de um hiato criativo de sete anos, poderá ser ouvido no dia 23 deste mês, ao vivo, numa das salas mais icónicas da cidade do Porto.


















Podcast

A Minha Geração, RTP

Este programa conduzido por Diana Duarte tem como objectivo criar espaço para os jovens dos 20 aos 35 anos, na televisão pública e na rádio. Com episódios que cobrem temas desde a música à justiça, da psiquiatria ao teatro e da sexualidade ao terrorismo, o público tem finalmente ouvidos abertos para conhecer as vozes da nossa geração.















Teatro

À espera de Godot, TNSJ

Não faltam pretextos a Gogo e Didi para passar o tempo, mas a quem estiver pelo Porto este fim-de-semana também não. Até Domingo, é possível ver a “peça onde nada acontece, duas vezes”, no Teatro Nacional São João. Interpretada com precisão e mestria, a tragicomédia em dois atos é dirigida pelo incomparável Gábor Tompa e vem encerrar o centenário deste Teatro.