Cartaz Cultural


Livro

Duas solidões, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa

Em 1967, dois jovens escritores encontram-se, no Peru, para uma conversa sobre literatura. 54 anos depois, a transcrição deste diálogo, que, rapidamente se transforma numa entrevista de Vargas Llosa a García Márquez, é publicada com o trabalho do escritor peruano Luís Rodrigues Pastor e com uma introdução do português Pedro Mexia.
















Filme

Mães Paralelas, Pedro Almodóvar

Janis e Ana conhecem-se no quarto de hospital onde vão dar à luz e criam uma ligação que mudará as suas vidas. A maternidade captada por Almodóvar com humor e sensibilidade, ainda que num estilo abertamente telenovelesco e plástico, resulta num retrato importante da vivência de muitas mulheres.

















Espetáculo

Transverse orientation, 10 e 11 de Dezembro, no CCB

Esta nova criação do artista grego Dimitris Papaioannou explora a destruição de velhos modelos, propondo outros novos, a partir da nossa relação com os antepassados. Conjugando a sua experiência nas artes plásticas, na cenografia e na performance, este artista traz-nos uma experiência visualmente única e um espetáculo subversivo e provocante, que não deixará ninguém indiferente.












Exposição

Casa Fernando Pessoa, exposição permanente.

A Casa Fernando Pessoa foi distinguida com o prémio de Melhor Museu de 2021, em Portugal. Visita a exposição que percorre a vida e obra do maior génio literário português. E se precisares de estudar ou ler, deixa-te ficar pela biblioteca da Casa, aberta das 10h às 18h, de terça a sábado.













Podcast

Atlantic Talks – FLAD Uma personalidade do mundo das artes e das ciências é convidada para uma conversa curta, mas rica em conteúdo. Um diálogo sobre a América e a sua projeção no mundo e nas áreas de especialidade dos convidados. Com moderação de Filipe Costa Santos.