Briefing Político #3

Imagem da Semana

Um cidadão palestiniano confronta um polícia israelita em Jerusalém.

(Ronen Zvulun/Reuters)

Semana 07/05 a 13/05

Notícia #1: Sheikh Jarrah torna-se emblema da luta Palestiniana

Fonte: Al Jazeera, 10 de Maio

  • Em Outubro de 2020, um tribunal Israelita determinou a expulsão de 12 famílias Palestinianas do bairro de Sheikh Jarrah - lar de 3,000 palestinianos. No seguimento do veredito, 550 palestinianos enfrentam agora a ameaça de desapropriação da terra.

  • A decisão do tribunal amplificou as tensões existentes entre Israel e a Palestina, que nos últimos dias escalaram para confrontos violentos. A Faixa de Gaza encontra-se sob fogo.

Notícia #2: Resultado das eleições no Reino Unido abre caminho para referendo na Escócia e reforça poder dos conservadores em Inglaterra

Fonte: BBC, 10 de Maio ; New York Times, 09 de maio

  • Com nova vitória do Partido Nacional Escocês liderado por Nicola Sturgeon (ficando a um representante da maioria absoluta), mantém-se o impasse relativamente a um possível segundo referendo para a saída da Escócia do Reino Unido.

  • Já em Inglaterra, as eleições ditaram um claro triunfo dos conservadores do primeiro-ministro Boris Johnson e uma derrota significativa da oposição trabalhista, que apenas manteve o mayor de Londres e colheu algumas áreas metropolitanas.

  • Por último, o País de Gales manteve no poder o governo trabalhista, apesar da subida da oposição conservadora.


Notícia #3: Cimeira da União Europeia aprova plano de ação de direitos sociais

Fonte: Comissão Europeia, 07 de Maio ; Politico, 08 de Maio

  • Os líderes da UE reuniram-se no Porto para discutir um novo plano social. Este plano pretende auxiliar as pessoas principalmente na superação dos danos económicos gerados pela pandemia.

  • Com o novo plano, pretende-se que:

  1. Pelo menos 78% das pessoas com idade entre 20 e 64 anos sejam empregadas;

  2. Pelo menos 60% de todos os adultos participem em ações de formação todos os anos;

  3. O número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social seja reduzido em pelo menos 15 milhões, incluindo (pelo menos) 5 milhões de crianças.


Notícia #4: Chanceler austríaco investigado em caso de corrupção

Fonte: Politico, 12 de Maio ; Expresso, 13 de Maio

  • Sebastian Kurz, chanceler da Áustria desde 2017 pelo Partido Popular Austríaco (ÖVP), confirmou que está a ser investigado pelas autoridades do seu país.

  • Alegadamente terá prestado falsas declarações numa comissão parlamentar para investigar o caso que levou à queda do governo de coligação entre os conservadores do Partido Popular Austríaco (ÖVP) e o Partido da Liberdade (FPÖ).


Notícia #5: Comissão Europeia revê crescimento do PIB em baixa para 3,9% este ano

Fonte: Eco, 12 de Maio

  • As medidas de confinamento de Janeiro provocaram uma descida das perspetivas da economia portuguesa, estimando-se agora um crescimento inferior aos 4,1% previstos por Bruxelas em Fevereiro.

  • No entanto, sublinha-se que a recuperação iniciada no atual trimestre com o aliviar das medidas restritivas irá reconduzir a economia a níveis de pré-pandemia a meio de 2022, suportada também pelos fundos europeus de recuperação e resiliência.

  • Recorde-se que em 2020 a economia portuguesa registou uma recessão de 7,6%.

Notícia #6: Nova sondagem reforça crescimento dos “Verdes” na Alemanha nas próximas eleições federais

Fonte: Deutsche Welle, 08 de maio

  • As últimas sondagens na Alemanha indicam um forte apoio popular ao partido Verde alemão e à sua líder Annalena Baerbock, alcançando a liderança nas próximas eleições marcadas para Setembro (com 26% das intenções de voto) e ao cargo de chanceler (28%), respetivamente.

  • Num presente combate a uma terceira vaga da pandemia, tanto a União (coligação que lidera o governo) como a atual líder Angela Merkel, que não se candidatará a um quinto mandato, sofrem uma quebra de 6 pontos percentuais face a Abril.

Notícia #7: Elon Musk anuncia que Bitcoin já não servirá para comprar Teslas, descendo o preço

Fonte: Jornal de Negócios, 12 de Maio

  • Elon Musk, líder da Tesla, anunciou uma reviravolta na política de aceitação de bitcoins como meio de pagamento na venda de carros, alegando preocupações ambientais com o funcionamento da criptomoeda e do seu consumo de energia na mineração.

  • Segundo dados citados pela Bloomberg, a mineração de bitcoins está a consumir 66 vezes mais eletricidade do que em finais de 2015, e as emissões de dióxido de carbono que lhe estão associadas deverão enfrentar um escrutínio cada vez maior.