Briefing de Política #1


Acompanha esta seleção semanal de temas da actualidade política nacional e internacional que devem ser acompanhados de perto nos próximos tempos


Fotografia de Nuno Silva Marques


Seleção do Departamento de Política do Crónico



#1: As celebrações do 25 de Abril e o discurso do Presidente



Celebrou-se o 47.º aniversário do 25 de Abril. Este ano, a Avenida da Liberdade voltou a receber cravos vermelhos durante o desfile tradicional.


No habitual discurso do Presidente da República na sessão solene comemorativa na Assembleia, Marcelo Rebelo de Sousa recordou o passado colonial de Portugal, pedindo que se olhe para a História “sem temores nem complexos”, combatendo intolerâncias.


Fonte: Sapo, 25 de Abril 2021



#2: Sondagem avalia percepção da Democracia em Portugal


Os resultados de uma sondagem ISC/ISCTE colocou em causa a percepção popular quanto à plenitude da democraticidade vivida em Portugal:


- 47% dos inquiridos considera Portugal uma democracia com “pequenos defeitos”;

- 36% afirma que vive numa democracia “com muitos defeitos”;

- 10% sente que a nossa democracia é “plena”;

- Apenas 4% considera que Portugal não é um regime democrático.

Fonte: Expresso, 22 de Abril 2021



#3: Pressão obriga Estados Unidos a exportar vacinas


Os EUA irão exportar parte do seu stock de vacinas da AstraZeneca aos países mais vulneráveis, cedendo à pressão a que a Casa Branca tem sido sujeita nas últimas semanas.


A Administração Biden, que foi acusada de seguir o protecionismo de Trump ao acumular vacinas desnecessárias, disponibilizará agora até 60 milhões de doses prontas a serem distribuídas nos próximos meses.


Fonte: AP News, 26 de Abril 2021

#4: Comissão Europeia processa AstraZeneca


Decisão acontece depois de a farmacêutica se ter revelado incapaz de oferecer “soluções credíveis” para resolver os problemas de distribuição das doses contratadas pela UE.

Numa ação judicial apoiada pelos 27 Estados-membros, a Comissão pretende demonstrar que alguns termos do contrato não foram respeitados.


Em resposta, a farmacêutica afirma-se como principal fornecedora de mais de 100 países através da Covax [Acesso Global às Vacinas].


Fonte: Público, 26 de Abril 2021

#5: Mundo mobiliza-se para auxiliar 2ª vaga de Covid na Índia

No acumulado de novos casos nos últimos 4 dias, a Índia superou um milhão de infectados, ultrapassando os 200 mil óbitos associados ao coronavírus.


Os hospitais alertam para a incapacidade de resposta do sistema de saúde, traduzida numa grave falta de camas, reservas de oxigénio, medicamentos e equipamentos médicos.

A comunidade internacional mobiliza-se num esforço conjunto de envio de recursos para combater o boom pandémico na região.

Fontes: Euronews, 27 de Abril 2021



#6: Petrolífera Total anuncia retirada de Cabo Delgado, Moçambique


O maior investimento privado em curso em solo africano é travado pelo agravamento da violência armada de rebeldes, na sequência do ataque a Palma, junto ao projeto de gás.

A suspensão da atividade por razões de “força maior” acarretará prejuízos enormes para o país, cujas expectativas de crescimento económico assentavam sobremaneira neste projeto estimado em 20 mil milhões de euros.

Fonte: Público, 26 de Abril 2021



#7: Brexit: acordo comercial entre UE e Reino Unido aprovado


Foi aprovado pelo Parlamento Europeu o Acordo de Comércio e Cooperação entre União Europeia e Reino Unido, que estabelece o novo quadro de relações entre ambos no pós-Brexit.


O acordo, que entrará formalmente em vigor a 1 de maio, foi assinalado por Boris Johnson como uma nova era de estabilidade no relacionamento com a UE, "parceiros comerciais vitais, aliados próximos e iguais soberanos".


Fonte: Expresso, 28 de Abril 2021